Quem: Slow Ventures, 50 fundadores de startups e convidados
O quê: Um “Finishing School” de três horas voltado a etiqueta corporativa
Quando: Semana de 9 de novembro de 2025, às 13h58 (horário local)
Onde: Hotel Four Seasons, distrito financeiro de São Francisco (EUA)
Como: Seleção gratuita; algumas centenas de candidatos, 50 aprovados, maioria homens
Por quê: Aceleradora quis ajudar líderes de tecnologia a adotar comportamento considerado mais refinado em ambientes profissionais
Programa abordou de aperto de mão a degustação de caviar
O curso intensivo incluiu aulas sobre o aperto de mão considerado ideal, técnicas de fala em público e regras de convivência no escritório. Também houve um desfile de moda com sugestões de vestuário para diferentes ocasiões profissionais, seguido por uma sessão de degustação de caviar e vinho.
Imagem: Internet
Origem de brincadeira virou evento disputado
Segundo a imprensa local, a iniciativa começou como uma piada levantada pela Slow Ventures durante o Demo Day da Y Combinator. Mesmo após o CEO da YC, Garry Tan, recomendar que empreendedores não participassem—“Você não precisa de finishing school, precisa construir algo relevante, agradar usuários e demonstrar capricho”, publicou ele na rede X—centenas de fundadores se inscreveram.
“É preciso mostrar respeito”, diz Sam Lessin
No encontro, o sócio-gerente da Slow Ventures, Sam Lessin, declarou que o setor de tecnologia “deixou de ser brincalhão e fofo” e hoje afeta empregos e meio ambiente. “Todo mundo se sente ameaçado, então é preciso demonstrar respeito”, afirmou.
Um participante que preferiu não se identificar contou ao jornal San Francisco Standard ter comparecido para “deixar de ser selvagem”.
Com informações de TechCrunch