Slow Ventures promove curso-relâmpago de etiqueta para fundadores de startups em São Francisco

Quem: Slow Ventures, 50 fundadores de startups e convidados

O quê: Um “Finishing School” de três horas voltado a etiqueta corporativa

Quando: Semana de 9 de novembro de 2025, às 13h58 (horário local)

Onde: Hotel Four Seasons, distrito financeiro de São Francisco (EUA)

Como: Seleção gratuita; algumas centenas de candidatos, 50 aprovados, maioria homens

Por quê: Aceleradora quis ajudar líderes de tecnologia a adotar comportamento considerado mais refinado em ambientes profissionais

Programa abordou de aperto de mão a degustação de caviar

O curso intensivo incluiu aulas sobre o aperto de mão considerado ideal, técnicas de fala em público e regras de convivência no escritório. Também houve um desfile de moda com sugestões de vestuário para diferentes ocasiões profissionais, seguido por uma sessão de degustação de caviar e vinho.

Origem de brincadeira virou evento disputado

Segundo a imprensa local, a iniciativa começou como uma piada levantada pela Slow Ventures durante o Demo Day da Y Combinator. Mesmo após o CEO da YC, Garry Tan, recomendar que empreendedores não participassem—“Você não precisa de finishing school, precisa construir algo relevante, agradar usuários e demonstrar capricho”, publicou ele na rede X—centenas de fundadores se inscreveram.

“É preciso mostrar respeito”, diz Sam Lessin

No encontro, o sócio-gerente da Slow Ventures, Sam Lessin, declarou que o setor de tecnologia “deixou de ser brincalhão e fofo” e hoje afeta empregos e meio ambiente. “Todo mundo se sente ameaçado, então é preciso demonstrar respeito”, afirmou.

Um participante que preferiu não se identificar contou ao jornal San Francisco Standard ter comparecido para “deixar de ser selvagem”.

Com informações de TechCrunch

Rolar para cima