A Microsoft reconheceu ter falhado na transparência ao promover planos do Microsoft 365 com o recurso de inteligência artificial Copilot para consumidores da Austrália e Nova Zelândia. A companhia divulgou um pedido público de desculpas após ser questionada pela Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC) e por autoridades neozelandesas.
Segundo os reguladores, notificações enviadas em janeiro informavam sobre aumentos de preço nos pacotes que incluíam o Copilot e sugeriam a migração da versão “Classic” para evitar o reajuste. No entanto, a opção Microsoft 365 Personal ou Family Classic — que mantém as funcionalidades originais, sem o Copilot e com o valor antigo — não era claramente apresentada nem estava disponível no site oficial.
Usuários que tentaram cancelar a assinatura relataram se deparar apenas com botões como “Não quero minha assinatura” e “Quero manter meus benefícios”, sem qualquer referência ao plano Classic. Especialistas classificaram a estratégia como dark pattern, design destinado a direcionar o consumidor para a escolha mais lucrativa à empresa.
Admissão de erro e reembolso
Na semana passada, a Microsoft enviou comunicado por e-mail afirmando: “Reconhecemos que poderíamos ter sido mais claros em nossa comunicação sobre toda a gama de opções de assinatura do Microsoft 365, incluindo a opção de migrar para o Microsoft 365 Family Classic”.
Em nota pública, a empresa acrescentou: “Nosso relacionamento com os clientes é baseado em confiança e transparência, e pedimos desculpas por não termos atingido nossos padrões”. A gigante de tecnologia também prometeu reembolsar a diferença de preço a quem foi levado a atualizar involuntariamente e decidir retornar ao plano sem Copilot.
Imagem: Internet
Outros mercados impactados
Além de Austrália e Nova Zelândia, mensagens semelhantes foram encaminhadas a assinantes na Malásia, Singapura, Taiwan e Tailândia. Questionada pelo portal The Register, a Microsoft ainda não confirmou se o pedido de desculpas será estendido aos demais países.
Com informações de Tecnoblog