A Samsung Electronics caminha para registrar, no terceiro trimestre de 2025, o maior lucro operacional em três anos, impulsionada pela valorização dos chips de memória e pela expansão de servidores voltados a aplicações de inteligência artificial.
Projeção compilada pela LSEG SmartEstimate, que reúne dados de 31 analistas, indica lucro operacional de 10,1 trilhões de wons (cerca de US$ 7,1 bilhões). Se confirmado, o resultado representará avanço de aproximadamente 10% em comparação ao mesmo período de 2024.
Demanda por IA sustenta alta nos preços dos chips
A melhora nos números é atribuída principalmente ao encarecimento das memórias tradicionais DRAM, que compensou o desempenho abaixo do esperado nos chips de alta largura de banda (HBM). Esses componentes, fundamentais para processar grandes volumes de dados em soluções de IA, ainda não foram entregues pela Samsung à Nvidia.
Com o aumento das cargas de trabalho geradas por serviços como o ChatGPT, centros de dados intensificaram as compras de memória, o que elevou os preços. De acordo com a TrendForce, alguns tipos de DRAM ficaram 171,8% mais caros no terceiro trimestre em relação ao ano anterior.
Atrasos nos HBM e concorrência acirrada
Analistas apontam que o atraso na remessa dos chips HBM3E de 12 camadas impactou o desempenho da Samsung e gerou pressão sobre suas ações, enquanto rivais como SK Hynix e Micron aproveitaram melhor a demanda relacionada à IA.
Novos contratos reforçam perspectiva
Apesar dos desafios, a fabricante sul-coreana fortaleceu o portfólio de clientes ao fechar acordos de fornecimento com a OpenAI e a Tesla. Desde a divulgação de um contrato de US$ 16,5 bilhões com a empresa de Elon Musk, os papéis da Samsung acumulam alta de mais de 43%.
Imagem: tinhkhug
Durante visita de Sam Altman, CEO da OpenAI, à Coreia do Sul, foi anunciada a participação de Samsung e SK Hynix no projeto Stargate, que prevê desenvolvimento e fornecimento de chips avançados para IA.
Riscos no horizonte
Especialistas alertam para possíveis impactos de novas tarifas dos Estados Unidos sobre semicondutores e de eventuais restrições chinesas à exportação de materiais críticos usados na produção dos chips.
A Samsung deve divulgar seu balanço completo referente ao terceiro trimestre ainda neste mês.
Com informações de Olhar Digital