O Snapchat passou a oferecer gratuitamente nos Estados Unidos a Imagine Lens, primeira lente de geração de imagens por comando aberto da plataforma. Lançada em setembro apenas para assinantes dos planos Lens+ e Snapchat Platinum, a ferramenta agora está disponível para todos os usuários, com número limitado de criações para quem utiliza a versão gratuita.
Com a Imagine Lens, é possível editar fotos próprias ou criar imagens do zero por meio de instruções de texto. Entre as possibilidades, o aplicativo sugere “transformar-me em um alienígena” após uma selfie ou gerar a figura de “um gato mal-humorado”. A empresa também indica o recurso para testar fantasias de Halloween ou alterar visual de amigos.
Os resultados podem ser compartilhados em conversas, publicados no Story ou enviados para fora do aplicativo. A lente aparece no início do carrossel interno de Lenses e também pode ser localizada pela busca. Para usar, basta tocar na legenda da foto e inserir o comando, ou escolher uma das sugestões pré-carregadas.
Segundo a companhia, os usuários do Snapchat acessam Lenses mais de 8 bilhões de vezes por dia. A liberação da Imagine Lens coincide com o avanço de aplicativos de geração de vídeo por IA, como o Meta AI e o Sora, da OpenAI, que disputam a atenção do público jovem com recursos ainda mais elaborados.
Imagem: Internet
Além dos EUA, o Snapchat planeja levar o recurso gratuito primeiro para Canadá, Reino Unido e Austrália, em cronograma ainda não detalhado.
Com informações de TechCrunch