Seis procedimentos simples para restabelecer o 5G em celulares Android e iOS

Falhas na conexão 5G podem ocorrer mesmo em smartphones compatíveis. A seguir, veja seis ações rápidas que usuários de Android e iOS podem executar para recuperar o sinal de quinta geração.

1. Ativar e desativar o modo avião

Oscilações de sinal são comuns enquanto o aparelho troca de antena. Ligar o modo avião por alguns segundos e desligá-lo força nova tentativa de conexão. No Android e no iPhone, basta deslizar o dedo de cima para baixo na tela e tocar no ícone de avião.

2. Verificar se o 5G está habilitado no aparelho

Alguns celulares chegam ao consumidor com o 5G desativado para economizar bateria. No Android, o caminho é Ajustes > Rede e Internet (ou Conexões) > Rede móvel > Tipo de rede preferencial e selecionar 5G. No iOS, acesse Ajustes > Celular > Opções de Dados Celulares e escolha 5G Automático.

3. Confirmar a cobertura da operadora

Nem todas as cidades brasileiras contam com rede 5G. Operadoras disponibilizam mapas em seus sites; basta inserir o CEP para saber se a tecnologia está disponível no endereço desejado.

4. Atualizar as configurações da operadora

As empresas de telecomunicações liberam periodicamente novos perfis de rede que podem corrigir falhas de conexão. Se a notificação não surgir automaticamente, usuários de Android podem ir a Configurações > Sistema > Atualizações de software ou Configurações > Sobre o telefone > Status da operadora/SIM. No iPhone, entre em Ajustes > Geral > Sobre e aguarde o aviso para instalar.

5. Instalar a versão mais recente do sistema

Atualizações do Android ou do iOS contam com correções de bugs que influenciam a conectividade. Para verificar, abra Ajustes > Sistema > Atualizações de software (Android) ou Ajustes > Geral > Atualização de software (iOS).

6. Redefinir as configurações de rede

Se nenhuma das etapas anteriores funcionar, reconfigure a rede do aparelho. A medida apaga senhas de Wi-Fi, VPNs e perfis de operadora instalados manualmente. No Android, vá a Ajustes > Sistema > Redefinir opções > Redefinir configurações de rede. No iPhone, acesse Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede.

Os procedimentos listados podem ser executados sem auxílio técnico e costumam resolver a maior parte dos problemas de acesso ao 5G.

Com informações de Olhar Digital

Rolar para cima