A Microsoft aumentou o valor cobrado pelos kits de desenvolvimento do Xbox Series S|X. O equipamento, que custava US$ 1,5 mil desde o lançamento dos consoles, passa a ser vendido por US$ 2 mil, o que representa uma alta de 33%.
Em comunicado enviado a estúdios parceiros, a companhia afirmou permanecer “comprometida em oferecer ferramentas de alta qualidade e dar suporte” aos projetos dos desenvolvedores. Procurada pelo site The Verge, a fabricante não fez comentários públicos adicionais sobre o reajuste.
Pressão de fatores macroeconômicos
Segundo fontes consultadas pelo The Verge, a decisão está relacionada a fatores macroeconômicos. Entre eles estão a tarifa de 30% aplicada pelos Estados Unidos a produtos importados da China — principal polo de fabricação do Xbox —, o aumento geral dos custos de produção e a inflação global.
Para reduzir a exposição a novas taxações, a Microsoft estuda transferir parte da produção para outros países. No entanto, a mudança de fábricas é considerada complexa e demorada, fazendo com que, por ora, o impacto recaia sobre consumidores e desenvolvedores.
Imagem: Internet
Kit inclui hardware avançado
Os kits de desenvolvimento do Series S|X trazem 40 GB de memória GDDR6, portas USB adicionais e ferramentas internas de depuração, recursos que permitem criar e testar games para as duas versões do console. O preço já era visto como elevado na indústria e pode desestimular estúdios menores a investir na plataforma após o aumento.
Com informações de Adrenaline