São Paulo, 23 de outubro de 2025 – O Instagram começou a disponibilizar hoje (23) o Restyle, editor que utiliza a Meta AI para modificar fotos e vídeos nos Stories a partir de prompts de texto ou efeitos prontos.
Como funciona
A novidade aparece no menu Reestilizar. Depois de escolher a imagem ou gravação que será publicada, o usuário deve tocar no ícone de pincel na parte superior da tela e optar por uma das ações: adicionar, remover ou alterar elementos.
Em seguida, é possível:
- digitar, no campo de prompt, a alteração desejada (por exemplo, “mudar cor do cabelo” ou “inserir pôr do sol”);
- selecionar um dos efeitos predefinidos mostrados na tela;
- tocar no ícone de navegador, no canto inferior direito, para ver mais sugestões prontas.
Após confirmar, a IA gera a nova versão da imagem; basta tocar em “Concluído” para salvar e publicar.
Recursos disponíveis
Entre as possibilidades estão remover itens do fundo, adicionar óculos escuros ou balões, trocar a cor das roupas, aplicar visual 8 bits, inserir jaqueta de motociclista, efeitos de chamas, neve ou o adesivo “Add Yours”. Para vídeos, por enquanto, somente os efeitos prontos podem ser usados.
Imagem: Internet
Disponibilidade gradual
O lançamento ocorre de forma progressiva para toda a base de usuários. Nem todas as contas receberão a atualização imediatamente; a liberação pode levar alguns dias. Ao utilizar o recurso, o usuário concorda com os termos que permitem à Meta analisar imagens e características faciais enviadas.
A implementação do Restyle amplia o conjunto de ferramentas de inteligência artificial já presente no Instagram, antes restritas ao chatbot da plataforma.
Com informações de TecMundo