A Ford Motor anunciou nesta quinta-feira (23) que a montagem da picape elétrica F-150 Lightning seguirá interrompida no Rouge Electric Vehicle Center, em Dearborn (Michigan). A empresa dará prioridade à fabricação das versões a gasolina e híbrida da F-150, além da linha Super Duty, por serem mais lucrativas e exigirem menos alumínio.
A decisão está ligada ao incêndio de 16 de setembro na planta da fornecedora de alumínio Novelis, em Oswego (Nova York), que danificou o laminador a quente usado pela montadora. A Novelis prevê retomar essa etapa da produção apenas em dezembro de 2025.
Segundo o porta-voz Ian Thibodeau, a Ford “tem bons estoques da F-150 Lightning” e reativará a linha elétrica “no momento certo”, ainda sem data definida.
Impacto financeiro
A paralisação representa um golpe significativo: o fogo na Novelis deve reduzir o lucro da Ford em até US$ 2 bilhões no quarto trimestre. Somada a um impacto adicional de até US$ 1 bilhão causado por tarifas, a montadora revisou a projeção de lucro para 2025 de US$ 6,5 bilhões para US$ 6 bilhões.
Números de vendas
No terceiro trimestre, a Ford comercializou 10.005 unidades da F-150 Lightning, alta de 39,7% na comparação anual. No mesmo período, porém, as entregas totais chegaram a 545.522 veículos, sendo 207.732 da família F-Series. Entre janeiro e setembro de 2025, 23.034 picapes Lightning foram vendidas, apenas 1% acima do volume registrado nos nove primeiros meses de 2024.
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Plano para recuperar produção
Para compensar as perdas, a companhia pretende aumentar em mais de 50.000 unidades a produção da F-Series em 2026 com a criação de um terceiro turno na fábrica de Dearborn. A medida deve gerar até 1.000 novos empregos, absorvendo os trabalhadores horistas que hoje atuam no Rouge Electric Vehicle Center.
Com a reestruturação, a Ford busca preservar a rentabilidade dos modelos mais vendidos enquanto aguarda a normalização do fornecimento de alumínio.
Com informações de TechCrunch