A Samsung iniciou a fabricação em larga escala do processador Exynos 2600, primeiro chip da companhia produzido no processo de 2 nanômetros (GAA). Entretanto, fontes do setor afirmam que o componente é “prematuro” para uso amplo na próxima geração de smartphones premium da marca, a série Galaxy S26.
Rendimentos abaixo do esperado
A produção atual gira em torno de 15 mil wafers e registra variações significativas de rendimento. Um relatório inicial mencionava taxa de 50%, mas a meta interna da Samsung foi elevada para 70%. Mesmo que essa meta seja alcançada, a disponibilidade do Exynos 2600 seria suficiente para equipar apenas cerca de 30% dos aparelhos Galaxy S26.
Esses números contrastam com projeções anteriores que apontavam presença do chip em metade dos dispositivos da linha, sustentadas por testes internos que mostraram desempenho superior ao Apple A19 Pro e ao Snapdragon 8 Elite Gen 5.
Snapdragon deve predominar
Diante das dificuldades de fabricação, a expectativa é que o Snapdragon 8 Elite Gen 5 seja adotado na maior parte das versões do Galaxy S26. A mesma fonte avalia que o Exynos 2600 ainda está “muito imaturo” para equipar todos os três modelos da família, afastando inclusive a possibilidade de o Galaxy S26 Ultra contar com o novo chip da Samsung.
Impacto na foundry e novos projetos
Paralelamente ao Exynos 2600, a Samsung pretende iniciar a produção piloto do processador AI6, desenvolvido para a Tesla, também em 2 nm GAA. A meta é elevar o rendimento desse nó para 50% durante a fase de testes.
Imagem: Internet
A companhia sul-coreana busca ainda atrair clientes como a Qualcomm, que avalia amostras do Snapdragon 8 Elite Gen 5 fabricadas na fundição da Samsung. Contudo, os índices atuais de produção podem levar a empresa norte-americana a recuar em futuros pedidos, mantendo a TSMC na liderança do mercado de semicondutores avançados.
Por enquanto, a Samsung trabalha para otimizar seu processo de 2 nm GAA e garantir volume suficiente de chips para a estreia da linha Galaxy S26, prevista para 2026.
Com informações de Mundo Conectado