O ex-funcionário da Apple conhecido mundialmente como Sam Sung revelou, em entrevista publicada nesta quarta-feira (22), que decidiu alterar o sobrenome após virar meme na internet em 2012. A declaração foi dada ao Business Insider e detalha como a repercussão afetou sua vida profissional e pessoal.
Em 2012, uma foto do crachá de Sung, então vendedor de uma Apple Store, foi divulgada no Reddit e se espalhou rapidamente porque seu nome lembrava o da concorrente Samsung. Logo depois, a Apple entrou em contato para confirmar se ele tinha conhecimento da publicação. “Fiquei apavorado e só queria manter meu emprego”, contou.
Quando um repórter apareceu na loja, a empresa retirou Sung do atendimento ao público e orientou os colegas a não revelarem sua identidade a clientes curiosos. Os cartões de visita também foram recolhidos. Ele chegou a se apresentar como outra pessoa até o interesse pelo caso diminuir.
Sung deixou a companhia em 2013 para buscar novos rumos fora do varejo. No ano seguinte, leiloou antigos cartões de visita e peças do uniforme; o valor arrecadado foi destinado a ações beneficentes.
Imagem: Juli Clover
A mudança de nome ocorreu somente depois da saída da Apple, motivada pelo desejo de não ser lembrado como “piada da internet”. O ex-funcionário adotou o sobrenome Struan, inspirado em um de seus locais preferidos na Escócia. Apesar de não se arrepender da decisão, ele diz que aconselharia seu “eu” mais jovem a encarar a situação com mais leveza e a não se preocupar tanto com o emprego.
Com informações de MacRumors