Brasília — O Banco Central (BC) decidiu mudar o escopo do Drex (Digital Real X), suspender a funcionalidade de pagamentos e adiar a continuidade dos testes para 2026. A informação foi comunicada aos 16 consórcios e instituições que participam do piloto na terça-feira, 4 de novembro de 2025. Parte da infraestrutura baseada em tecnologia de registro distribuído (DLT) será desligada na segunda-feira, 10 de novembro.
O que muda
De acordo com o BC, os testes realizados revelaram falhas de privacidade — entre elas o sigilo bancário — ainda sem solução adequada. Até o primeiro semestre de 2026, a autarquia pretende escolher uma nova tecnologia para a próxima etapa do programa, com ênfase em um serviço que registre, de forma segura, o uso de ativos como garantia de crédito.
Como foi o projeto até aqui
- 2020 — criação de um grupo de trabalho para estudar a moeda digital;
- 2021 — divulgação das diretrizes: pagamentos no varejo, operações on-line e off-line e possibilidade de extensão para moeda física;
- 2023 — início dos testes, seleção dos 16 participantes do piloto e adoção do nome Drex (antes chamado Real Digital); primeira transferência entre bancos feita em ambiente de prova;
- 2024 — início da segunda fase de testes;
- 2025 — previsão de terceira fase; lançamento ao público, estimado para o início do ano, foi adiado;
- 2026 — nova rodada de testes programada, ainda sem data para disponibilização comercial.
Posicionamento do Banco Central
Fabio Araujo, coordenador da iniciativa, afirmou ao jornal Folha de S.Paulo que as soluções avaliadas “ainda não atingiram o nível de maturidade exigido para o Sistema Financeiro Nacional”. Ele acrescentou que chamar o Drex de “moeda digital” pode ser impreciso, pois o principal objetivo é disponibilizar uma plataforma para novos modelos de negócio e não apenas substituir o dinheiro físico.
Internamente, o BC não considera a revisão do Drex um fracasso, mas uma adaptação necessária para garantir segurança e aderência às exigências regulatórias.
Imagem: Internet
Com informações de TecMundo