A Apple deu a entender que não pretende apresentar mais computadores da linha Mac em 2025. O indício foi dado pelo diretor financeiro da companhia, Kevan Parekh, durante teleconferência de resultados realizada na quinta-feira (30).
Ao explicar as projeções de receita, o executivo afirmou que a divisão de Macs enfrentará uma “comparação muito difícil” em relação ao quarto trimestre de 2024, quando foram lançados o MacBook Pro com chip M4, o Mac mini e o iMac. A observação sugere que o portfólio deste ano será menor, reforçando a expectativa de que não haverá novos modelos até dezembro.
Lançamentos limitados em 2025
Até o momento, a única atualização de hardware da linha ocorreu no início de outubro, com a chegada da versão de entrada do MacBook Pro de 14 polegadas equipada com o processador M5. Modelos com os chips M5 Pro e M5 Max não foram anunciados, assim como não houve mudanças nos atuais Mac mini e iMac.
Próximos Macs devem ficar para 2026
De acordo com informações previamente publicadas pelo site AppleInsider, os MacBook Pro com M5 Pro e M5 Max estariam programados para 2026 — previsão agora reforçada pelo comentário de Parekh. O mesmo vale para versões do Mac mini e do iMac com chip M5. Já o MacBook Air, o Mac Studio e o Mac Pro sempre foram cotados para receber atualização somente no próximo ano.
Modelo de baixo custo também pode atrasar
Circunstâncias parecidas cercam o rumor de um MacBook mais acessível, possivelmente equipado com chip A18 Pro ou A19 Pro. A expectativa inicial era de lançamento no fim de 2025, mas, diante da sinalização do executivo, o início de 2026 passou a ser considerado mais provável. O aparelho seria o sucessor espiritual do MacBook Air com M1 — aparelho ainda vendido exclusivamente pelo varejista Walmart por US$ 599 nos Estados Unidos.
Imagem: Joe Rossignol
Até que a Apple apresente planos diferentes, o cenário indica que a linha Mac deve permanecer sem novidades significativas pelos próximos meses.
Com informações de MacRumors