A AMD confirmou que a próxima geração de processadores Epyc, codinome Venice, fabricada no processo de 2 nm da TSMC, chegará ao mercado profissional em 2026. A informação foi apresentada durante o relatório financeiro referente ao terceiro trimestre de 2025.
Em conversa com investidores, a CEO Lisa Su afirmou que os chips Venice “já estão nos laboratórios” e exibem “ganhos substanciais em desempenho, eficiência e densidade computacional”. Segundo a executiva, o interesse dos parceiros é o mais alto já registrado para uma linha Epyc, com múltiplas encomendas em andamento.
No mesmo evento, a companhia anunciou que a série de aceleradores de inteligência artificial Instinct MI400 também está programada para 2026. Esses produtos comporão, junto aos novos CPUs, um portfólio completo voltado a data centers.
“Nosso negócio de data center para IA entra na próxima fase de crescimento com a aproximação do lançamento dos aceleradores MI400 e da solução de rack escalável Helios em 2026”, declarou Lisa Su. A dirigente destacou que a linha MI400 combina silício, software e experiência em sistemas para impulsionar a plataforma Helios, projetada para elevar desempenho e eficiência em larga escala.
Embora a chefe da AMD tenha reiterado o nó de 2 nm para os processadores Venice, ela não detalhou o processo de fabricação das GPUs MI400. Em declaração anterior, Su mencionou que o modelo MI450 utilizará a tecnologia mais avançada da TSMC.
Imagem: Internet
Com os anúncios, a AMD reforça o foco no segmento profissional e prepara uma oferta integrada de CPUs e aceleradores de IA para o ano de 2026.
Com informações de Adrenaline