A Amazon anunciou nesta terça-feira, 4 de novembro de 2025, que o aplicativo Amazon Music para iOS e Android agora conta com o Alexa+, versão aprimorada de sua assistente de voz, disponível em beta para membros do programa Alexa+ Early Access em todos os níveis de assinatura.
O recurso surge como um novo botão identificado pela letra “a” no canto inferior direito da interface. Ao acioná-lo, o usuário pode conversar com o Alexa+ para navegar pelo catálogo musical por meio de linguagem natural, sem recorrer a comandos tradicionais.
Segundo a companhia, a assistente permite interações que vão desde perguntas genéricas, como “Qual é a música que toca na abertura de The Sopranos?”, até questões específicas, como “Que música tem a letra ‘Catch me or I’ll go Houdini’?”. O Alexa+ também cria playlists a partir de solicitações complexas, por exemplo: “Monte uma playlist para dirigir pela Pacific Coast Highway ao pôr do sol” ou “Faça uma lista de músicas relaxantes para meu cachorro com clima de R&B que alivie a ansiedade”.
Além de identificar faixas, o assistente é capaz de explicar significados de letras, explorar discografias, apontar origens de samples e detalhar a evolução de gêneros musicais ao longo de décadas e regiões.
Dados divulgados pela Amazon indicam que ouvintes que utilizaram o Alexa+ exploraram três vezes mais músicas e escutaram quase 70% mais faixas em comparação com quem usa a versão original da assistente.
Imagem: Hartley Charlt
Anunciado no início de 2025, o Alexa+ foi desenvolvido para atender pedidos personalizados, gerenciar rotinas, resumir tópicos e compreender contexto em diálogos prolongados. Quando o período de testes terminar, o serviço será oferecido sem custo extra a assinantes do Amazon Prime; usuários não vinculados ao Prime poderão assiná-lo por US$ 19,99 mensais.
O lançamento representa uma das primeiras grandes integrações de um assistente de IA generativa em um serviço de streaming musical.
Com informações de MacRumors