O criador de conteúdo Tito Perez, do canal Macho Nacho Productions, investiu cerca de US$ 6 mil para transformar em realidade o lendário protótipo do Xbox em formato de X, mostrado pela Microsoft em 2000 durante a Game Developers Conference (GDC). O modelo original, feito em alumínio maciço, pesava 40 kg e custava aproximadamente US$ 18 mil para ser produzido.
Da referência do museu ao CAD
Perez recorreu a imagens do protótipo exposto em um museu de Nova York para capturar curvas, furos de parafuso e proporções. Com esses dados, elaborou um modelo 3D detalhado e enviou o arquivo à fabricante PCBWay, que forneceu o chassi em alumínio.
O primeiro resultado chegou com acabamento fosco. Para se aproximar do brilho espelhado da peça original, o youtuber lixou e poliu o metal manualmente.
Desafio de acomodar hardware
A etapa seguinte concentrou-se em adaptar os componentes dentro do contorno em X. Perez preservou peças internas do Xbox clássico, mas acrescentou conexões HDMI, USB-C e um SSD de maior capacidade. Suportes e trilhos impressos em 3D garantiram o encaixe milimétrico.
A fonte de alimentação original não cabia. A solução veio de um colega modder, que criou uma unidade USB-C compacta e eficiente, desenvolvida sob medida para o espaço disponível.
Jewel dinâmico e conectividade moderna
O emblema central — conhecido como jewel — ganhou iluminação programável, capaz de exibir animações ou vídeos. Na parte traseira, as portas HDMI, USB-C e de energia seguem o desenho geométrico do console.
Imagem: William R
Testes demonstraram que os jogos rodam sem travamentos e a temperatura permanece controlada graças ao sistema de ventilação customizado. Para transporte, o equipamento e os controles foram acondicionados em uma maleta com espuma cortada sob medida.
Com o projeto concluído, Perez mostra que o “Big X” poderia ter deixado o status de conceito para se tornar um console funcional há mais de duas décadas.
Com informações de Hardware.com.br