A presidente do Xbox, Sarah Bond, afirmou que prender jogos a um único hardware “pertence ao passado”. A declaração foi feita em entrevista ao site Mashable durante o lançamento do portátil ROG Ally X, onde a executiva defendeu a distribuição dos principais títulos em todas as plataformas.
Jogos em todas as telas
Segundo Bond, os maiores sucessos do mercado – como Call of Duty, Minecraft, Fortnite e Roblox – já chegam a múltiplos dispositivos e é justamente essa disponibilidade que sustenta comunidades ativas.
“Você quer jogar com seus amigos onde quer que eles estejam, independentemente da plataforma”, disse a executiva, acrescentando que abrir o ecossistema é “apostas” semelhantes às feitas em nuvem, PC e consoles tradicionais.
Virada em fevereiro de 2024
O posicionamento ganhou força após a mudança estratégica anunciada em fevereiro de 2024. Na ocasião, a Microsoft confirmou que Grounded e Pentiment (Obsidian), Sea of Thieves (Rare) e Hi-Fi Rush (Tango) chegariam ao PlayStation e Nintendo Switch.
Desde então, outros títulos engrossaram a lista: Gears of War: Reloaded, Forza Horizon 5, Senua’s Saga: Hellblade II, Indiana Jones and the Great Circle e DOOM: The Dark Ages. Ainda este mês, Ninja Gaiden 4 e The Outer Worlds 2 serão lançados simultaneamente para PS5, Xbox e PC.
Por que abrir mão da “guerra dos consoles”
A própria Microsoft reconheceu em 2023 que Sony e Nintendo lideram a venda de hardware. Diante desse cenário, a companhia passou a priorizar “experiências” em vez de “caixas”, ampliando a oferta de seus jogos para onde houver público.
Imagem: William R
Bond ressaltou que títulos de live service lucram mais com uma base de usuários maior, argumento que sustenta a política multiplataforma. Enquanto isso, Sony e principalmente Nintendo continuam apostando em exclusivos offline para impulsionar a venda de consoles.
Com a nova postura, o Xbox tenta reposicionar sua marca num mercado em que a fidelidade ao hardware já não determina, sozinha, o sucesso de um jogo.
Com informações de Hardware.com.br