Microsoft exige margem de 30% no Xbox, cancela projetos e encarece Game Pass

A Microsoft determinou que a divisão Xbox alcance margem de lucro de aproximadamente 30%, informou a Bloomberg nesta quinta-feira (23). Para atingir o objetivo, a companhia cancelou jogos em produção, aumentou o preço da assinatura Game Pass e promoveu cortes de pessoal em vários estúdios.

Meta acima da média do mercado

De acordo com fontes ouvidas pelo repórter Jason Schreier, as equipes de jogos do Xbox tradicionalmente operavam com margens entre 10% e 20%, enquanto o setor costuma variar de 17% a 22%. A nova meta — implementada em 2023 pela diretora financeira Amy Hood — eleva o patamar para um nível considerado alto mesmo entre as grandes editoras.

Em 2022, documentos internos apontavam margem operacional de cerca de 12% para o Xbox nos nove primeiros meses do ano. Analistas da S&P Global destacam que lucros na casa dos 30% costumam ser reservados a publishers que estão “se destacando” em performance financeira.

Cortes, cancelamentos e foco em menor custo

Para cumprir o novo parâmetro, a Microsoft encerrou projetos de peso, incluindo Everwild e o reboot de Perfect Dark. O movimento faz parte de uma reestruturação que prioriza títulos de menor orçamento e potencial de receita recorrente.

A estratégia também levou a uma rodada de demissões anunciada em julho de 2025, que atingiu cerca de 9 000 funcionários — 4% da força de trabalho global. Segundo o chefe da área de jogos, Phil Spencer, a medida buscou “posicionar a equipe para um sucesso duradouro” e concentrar esforços em áreas consideradas estratégicas.

Game Pass mais caro no Brasil

A assinatura Game Pass Ultimate teve o preço dobrado no país, passando de R$ 60 para R$ 120 por mês. O pacote passou a incluir serviços como Ubisoft+ Classics e Clube Fortnite. A elevação motivou reclamações no Procon; a Microsoft respondeu que os novos pacotes podem ser contratados separadamente, afastando alegação de venda casada.

Próximo console continua nos planos

Mesmo sob pressão por lucros maiores, a empresa garante que não pretende abandonar o hardware. A presidente da divisão, Sarah Bond, afirmou que um sucessor do Xbox Series X|S está em fase ativa de prototipagem, novamente em parceria com a AMD. O ecossistema deverá integrar console, PC, nuvem e dispositivos portáteis.

Em comunicado à Bloomberg, a Microsoft declarou que as decisões “equilibram criatividade, inovação e sustentabilidade” dentro de um portfólio diversificado e que o desempenho de cada projeto é avaliado de forma distinta, conforme as prioridades de longo prazo.

Com informações de TecMundo

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