Em apenas 19 minutos de exibição, “De Volta Para o Futuro” (1985) deixa de ser uma comédia juvenil comum e se converte em marco definitivo da cultura pop. O ponto de virada ocorre no estacionamento do fictício Twin Pines Mall, quando o inventor Doc Brown (Christopher Lloyd) apresenta a Marty McFly (Michael J. Fox) o DeLorean transformado em máquina do tempo.
Efeito visual que atravessou décadas
Gravada no Puente Hills Mall, em City of Industry, Califórnia, a sequência mostra o carro acelerando até 88 milhas por hora com o cachorro Einstein ao volante. Ao atingir a velocidade crítica, o veículo some em meio a luzes e deixa rastros de fogo no asfalto — imagem hoje associada mundialmente a viagens temporais. O diretor Robert Zemeckis pediu um efeito “violento e visceral”; a equipe combinou animação desenhada à mão, iluminação embutida, pirotecnia e trilhas de fogo reais, tudo sem auxílio de CGI.
Por que o DeLorean virou máquina do tempo
O roteirista Bob Gale contou que escolheu o DeLorean DMC-12 porque, à época, o fundador da marca, John DeLorean, enfrentava acusações de tráfico de drogas e estampava noticiários, conferindo ao carro aura contracultural. As portas gull-wing permitiram ainda que, no roteiro, moradores de 1955 confundissem o veículo com uma nave espacial.
Três unidades do modelo 1981 foram modificadas pela equipe liderada por Kevin Pike, com arte conceitual de Ron Cobb. O “Carro A” foi usado para tomadas de beleza e sobrevive restaurado no Petersen Automotive Museum, em Los Angeles. O “Carro B” foi destruído na filmagem de “De Volta Para o Futuro III”, enquanto o “Carro C” teve a frente removida para cenas internas e acabou desmontado após as gravações.
Troca de protagonista em plena filmagem
A cena também marcou uma virada nos bastidores. Em 10 de janeiro de 1985, durante as filmagens no estacionamento, Zemeckis dispensou Eric Stoltz e contratou Michael J. Fox para viver Marty McFly. Fox conciliou jornadas até a madrugada nos estúdios da Universal com gravações diurnas da série “Family Ties”.
Local se torna ponto de peregrinação
O lado sudeste do Puente Hills Mall preserva a placa original do Twin Pines Mall utilizada no filme. Fãs visitam o espaço regularmente e, em vídeos divulgados em 2025, mostram que o cenário permanece praticamente inalterado quatro décadas depois.
Imagem: William R
Comemorações de 40 anos
Para celebrar os 40 anos do longa, a Universal Pictures e a Amblin Entertainment relançarão o título nos cinemas a partir de 2025, com exibições em formatos Dolby Cinema, 4DX e D-Box. Sessões especiais estão previstas no Brasil para 5 de novembro de 2025. A empresa também prepara edições comemorativas em 4K, além de novos produtos licenciados e eventos temáticos como o estande dedicado na Tokyo Comic Con, de 5 a 7 de dezembro.
Disponível no streaming
No Brasil, o primeiro filme da trilogia pode ser visto na Netflix. Já os três capítulos estão liberados para assinantes do Globoplay.
“De Volta Para o Futuro” arrecadou quase US$ 400 milhões mundialmente e liderou as bilheterias norte-americanas por 12 semanas, conquista que começou, literalmente, em um estacionamento.
Com informações de Hardware.com.br